quinta-feira, 25 de março de 2010

Aconteceu na Auastrália...2002


Era a abertura do Mundial de 2002, a luta era pra combater o poderio de Schumacher que ainda se iniciava em 2001, com 9 vitórias e o título vindo já na Hungria.

No treino Rubens Barrichello surpreende Schumacher e faz a pole, o alemão vem ao lado em 2º e atrás de Barrichello, Ralf Schumacher com a Williams em 3º.

Quando os carros partiram para a volta de apresentação, as duas Arrows ficaram no grid, com Frentzen e Bernoldi largando dos boxes e acreditem, umas 15 voltas depois e sendo desclassificados mais tarde.

Dada a largada, Barrichello não parte tão bem e Ralf vem como um maluco por cima, acerta Barrichello e levanta voo, depois vai até a barreira de pneus e para por ali.


Atrás um festival de acidentes e Fisichella, Massa (que fazia sua estreia na Formula 1). Heidfeld, Button, Panis e McNish abandonam. Só na largada 8 carros fora e o Safety-Car entra quando o mais lógico era uma bandeira vermelha.

Na saída do Safety-Car, Trulli roda, bate e o carro fica parado no meio da pista. O Safety-Car fica por algumas voltas e na relargada Montoya passa Schumacher e assume a ponta. A corrida segue até o alemão voltar a liderança, ultrapassando Montoya 5 voltas depois, enquanto isso Sato abandona com problemas elétricos na volta 13.

Com apenas 10 carros na pista e logo depois mais 2 abandonos (Villeneuve e Coulthard), a corrida fica monótona, já que muitos dos pilotos fora da prova eram das equipes mais fortes, até que nas voltas finais surge Salo alucinado com a Toyota atrás de Mark Webber de Minardi tentando a 5ª posição. A pressão é muita, mas quem roda é...Salo!!! Retornando a pista e terminando em 6º.

No final Schumacher vence, seguido de Montoya e Raikkonen que havia ficado mais de 1 minuto nos boxes por causa do acidente da largada. Irvine leva a Jaguar até o 4º lugar e Webber na corrida de estreia chega com uma Minardi em 5º para delírio não só da torcida local mas também da organização, que após a festa do pódio levou o piloto até lá.

terça-feira, 23 de março de 2010

Austrália


Melbourne sedia a segunda etapa da temporada, um país simpático e receptivo, isso é o que pode se dizer da Austrália. Desde os tempos de Adelaide traz corridas interessantes e algumas curiosas também.

Comprimento da Volta: 5.303m
Voltas: 58
Distância Total: 307,574km
Estreia: 1985
Maiores Vencedores: Michael Schumacher (4)
Vencedor 2009: Jenson Button
Curiosidade: Até 1995 o GP da Austrália era disputado em Adelaide e encerrava a temporada, em 1996 mudou-se para Melbourne e passou a abrir a temporada, fato que não ocorreu apenas em 2006 e agora em 2010, se quiser saber melhor, o Capelli tá matando a pau com o especial dos 25 anos do GP da Austrália.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Primeiras Impressões



Os treinos livres, que antes não serviam pra dar muita ideia da coisa, aparentemente continuam assim. No 1º treino surpresa com Sutil na frente, com as Ferrari bem posicionadas em 2º e 4º, a galera prateada da McLaren e da Mercedes um pouco pra trás.

Já no treino da tarde um resultado que se aproxima mais do que se espera, com as 5 primeiras posições ocupadas pelas equipes do "G-4", lideradas pelo Rei da Sexta Rosberg. Talvez treinando mais pesado a Ferrari ficou pra trás, enquanto Webber foi a cara da decepção em ambos os treinos.

A estrela da festa, Schumacher, andou bem de manhã e a tarde, mas ficou atrás de Rosberg nos 2 períodos, mas o alemão todo mundo conhece, logo tira um coelho da cartola.

A única certeza é que as novatas terão que remar muito, tomaram conta do fim do pelotão e serão uma barbada no Q1 amanhã. No 1º treino a diferença entre o último carro das veteranas foi de 2,292s e no 2º mais light, apenas 0,429s. Incrível a diferença do 1º colocado Nico Rosberg pro último Bruno Senna: 11,559s. Lembrando que a HRT não deu as caras na pista pela manhã e só mandou Senna a tarde.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Aconteceu no Bahrain...2006



Pra começar esta coluna, escrita nas semanas pré-GP, vamos ao GP barenita de 2006. Era a 3ª vez que o circo ia até lá e pela 1ª vez teria a honra de abrir a temporada.

Abriam-se as cortinas para a disputa entre Alonso e Schumacher, era o atual campeão contra o mito que já dava sinais que iria parar no fim do ano.

Nos treinos a Ferrari sai na frente e põe seus 2 carros na primeira fila, com Schumacher na Pole e Massa ao lado, inaugurando um novo formato de qualificação e mostrando um brasileiro com talento e que por apenas 0.047s não ficou com a pole.

Na corrida a Renault de Alonso que partia apenas da 4ª posição já passa por Button na largada e quase passa por Massa antes da 1ª curva, porém alguma voltas depois faz a ultrapassagem e fica com a 2ª colocação, atrás de Schumacher que não tinha muita diferença.

Na tentativa de retomar a posição, Massa acaba rodando e perdendo muitas posições, chegando apenas na 9ª colocação.

Como a Renault vinha com gasolina para andar algumas voltas além do que a Ferrari, no 1º pit-stop, o que seria a grande forma de ultrapassagem dos anos seguintes. Alonso se aproveitou do fato de dar 4 voltas sem a presença de Schumacher na frente e com o tanque mais vazio, tática muito conhecida do alemão e assumiu a ponta após sua parada.

O que se viu depois foi uma perseguição de Schumacher atrás de Alonso durante o restante da corrida e o espanhol saindo na frente na classificação do campeonato.

Enquanto isso, Raikkonen saindo da 22ª posição, completa o pódio sem champagne e com suco de frutas cítricas.

terça-feira, 9 de março de 2010

Bahrain



Domingo começa a temporada 2010 no Bahrain, uma pista relativamente nova, faz parte do circo desde 2004, pra esse ano teremos uma mudança no traçado, um novo trecho adicionado que vai aumentar o tamanho em 760m. Vamos aos números:

Comprimento da Volta: 6.299m
Voltas: 49
Distância Total: 308,651km
Estreia: 2004
Maiores Vencedores: Felipe Massa, Fernando Alonso (2)
Vencedor 2009: Jenson Button
Curiosidade: Na festa do pódio não se bebe champagne, mesmo com o consumo de bebidas alcoólicas liberado por lá, no lugar do champagne, as garrafas vem "abastecidas" com um suco de frutas chamado de Waard.

Equipes e Pilotos 2010

McLaren Mercedes
1 - Jenson Button
2 - Lewis Hamilton

 
Mercedes
3 - Michael Schumacher
4 - Nico Rosberg

Red Bull Renault
5 - Sebastian Vettel
6 - Mark Webber

 
Ferrari
7 - Felipe Massa
8 - Fernando Alonso

 
Williams Cosworth
9 - Rubens Barrichello
10 - Nico Hulkenberg

 
Renault
11 - Robert Kubica
12 - Vitaly Petrov


Force India Mercedes
14 - Adrian Sutil
15 - Vitantonio Liuzzi


STR Ferrari
16 - Sebastian Buemi
17 - Jaime Alguersuari

 
Lotus Cosworth
18 - Jarno Trulli
19 - Heikki Kovalainen



HRT Cosworth
20 - Karun Chandhok
21 - Bruno Senna



Sauber Ferrari
22 - Pedro de la Rosa
23 - Kamui Kobayashi


Virgin Cosworth
24 - Timo Glock
25 - Lucas di Grassi


Contagem Regressiva

Antes de mais nada, queria pedir desculpas pelo tempo ocioso do blog. Correria de Carnaval, Formatura e alguns imprevistos me afastaram daqui por um tempo, mas chegou a hora, espero mandar uma novidade, notícia, ou algo do tipo durante a semana.

Dentre as novidades, na semana de cada GP vou contar a história de um GP já ocorrido no país, vai ser a coluna "Aconteceu em ...."

Pra começar vamos com as equipes e pilotos, no próximo tópico.

quinta-feira, 4 de março de 2010

A estreiante HRT apresenta carro hoje

Com atrasso, a nova equipe de fórmula 1, a HRT , antiga Campos; apresentou seu carro hoje.Os pilotos da equipe, com um grande sorriso no rosto, exibiam o modelo com entusiasmo.São eles: Bruno Senna,brasileiro e Karun Chandhok, indiano.

Veja as fotos do lançamento:




SEGUE ABAIXO O CALENDÁRIO DE FÓRMULA 1 DE 2010